O fórum foi realizado no Auditório Municipal Pedro Pires. O ato de abertura foi presidido por Carlos Fernandinho Teixeira.
O evento é parte da programação da 8ª edição do “Rotas do Arquipélago”, projeto da Universidade de Santiago (US) que consiste na realização de atividades socioculturais e de voluntariado, através de sessões formativas e de fóruns nas comunidades.
A cerimónia de abertura foi presidida por Carlos Fernandinho Teixeira. O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros enalteceu a pertinência deste fórum, congratulando-se com a iniciativa da US em trazer para o Fogo mais esta edição do “Rotas do Arquipélago”. O autarca falou também da importância e da atualidade do tema proposto pela US, augurando que “o debate aqui promovido resulte em contribuições para a melhoria da saúde das mulheres e das crianças, no concelho e no país”.
O fórum realizado nos Mosteiros foi preparado pelo Departamento de Ciências da Saúde, Ambiente e Tecnologias da US visando “discutir a situação da saúde materno-infantil em Cabo Verde” e “identificar as principais patologias que afetam as mulheres e crianças no arquipélago”.
“Os Desafios dos Cuidados à Saúde da Criança” foi o tema do primeiro painel. Neste painel debateu-se “as principais patologias que afetam as crianças em Cabo Verde”, “as medidas de proteção da criança no contexto sociofamiliar” e “a vacinação e sua contribuição para a saúde infantil em Cabo Verde”.
No segundo painel (“Os Desafios dos Cuidados da Saúde da Mulher”), o debate foi sobre “a gravidez na adolescência e os seus riscos”, a “violência na relação” e “a transmissão do VIH de mãe para filho em Cabo Verde e o desafio de eliminação, no horizonte 2020”.
O programa do segundo dia do “Rotas do Arquipélago” em Mosteiros contempla a realização esta quinta-feira,17, de uma feira de saúde, na cidade de Igreja.
GCI